2011/10/10

Lenga - lenga


E este ano o nosso encontro foi muito divertido. O São Pedro até ajudou e ofereceu-nos um fim de semana cheio de sol e boa temperatura. Tão boa que alguns primos até deram um mergulho nas águas de Quarteira. O encontro este ano também foi maior: dois dias magníficos. As fotos estão a ser preparadas e logo que possível vão estar disponíveis aqui no blog. Quem tiver fotos e as quiser ver publicadas é só enviar para o e-mail dos primos que depois fazemos a publicação.

Neste encontro a prima Carina relembrou duas velhas lenga - lengas que o seu avô, o tio Ernesto, lhe ensinou em pequenina. Por as mesmas terem sido ensinadas pelo avô António, aqui fica para recordação de todos:

Era uma vez uma velhinha
Quase cega, coitadinha!
Já mal podia andar,
Encostada ao seu bordão,
Olhando sempre para o chão.
Ia na estrada a passear,
Ouviu um cão que ladrou;
A pobrezinha parou,
Olhando em roda, assustada!
Nisto apareceu uma menina,
Viva, formosa, ladina,
Que, ao vê-la caída no chão,
Carinhosa deu-lhe a mão:
“Eu a levanto avozinha
E a levo à sua casinha.
O que lhe dói? O que tem?
Que eu peço à minha mãe.”
- Não foi nada, meu amor,
Tu és um anjo, uma flor;
Ajuda-me só a andar.
Deus pague tua bondade,
Com muita felicidade
- Diz a velhinha a chorar.

*-*-*-*-*-*-*

Era uma velhinha muito velhinha
que subia o o monte, descia o monte,
Queres que te conte?

(e a lenga - lenga repete sempre que respondem que sim)

Sem comentários: